Notícias

Home :: Notícias :: Noticias sobre a rubéola

Noticias sobre a rubéola


Região das Américas é a primeira no mundo a ser declarada como livre da rubéola

Na utlima quarta-feira (29/04), a Região das Américas foi declarada a primeira do mundo livre da transmissão endêmica da rubéola, uma doença viral contagiosa que pode causar múltiplos defeitos ao nascer e até morte fetal se contraída por uma mulher durante a gestação. O esforço de 15 anos na vacinação contra sarampo, rubéola e caxumba, em todo o continente, culmina neste resultado histórico, que se une a outros similares, como a eliminação da varíola, em 1971, e da poliomielite, em 1994, nos quais o continente americano também foi pioneiro.

No Brasil, desde 2009 não há registro de casos. Atualmente, a imunização consta no calendário vacinal para crianças com 1 ano de idade, com reforço entre 4 a 6 anos. A vacina também está disponível para mulheres e homens que tenham até 49 anos.

A eliminação da rubéola e da síndrome da rubéola congênita foi declarada por um comitê internacional de especialistas na semana passada. O comitê revisou as evidências epidemiológicas fornecidas pela OPAS/OMS e por seus Estados-Membros, concluindo que não há mais evidência da transmissão endêmica dessas doenças por cinco anos consecutivos, o que ultrapassa o requerimento de três anos para a declaração de que uma doença está eliminada.

Esta batalha durou mais de 15 anos, mas o resultado é considerado um dos mais relevantes do continente e de grande importância para a saúde pública do século XXI. O Plano de Ação Global de Vacina definiu que uma das metas era eliminar a rubéola até o final de 2015.

 

Vacinação - A rubéola causou surtos generalizados em toda a América, antes da introdução da vacina e estima-se que a cada ano nasciam entre 16 mil e mais de 20 mil crianças com síndrome da rubéola congênita na América Latina e no Caribe, com mais de 158 mil casos de rubéola registrados, somente em 1997. Nos Estados Unidos, cerca de 20 mil crianças nasceram com a síndrome da rubéola congênita, durante o último maior surto da doença (1964-1965).



Compartilhe: Tweet Facebook Facebook


Notícias recentes



Ver mais Notícias.

Endereço:

Rua dos Pariquis - número 2999 - A Sala 1304 • Belém - PA

Email:

atendimento.sopape@gmail.com

Telefone:

(91)3249-9111 | (91)81365400

Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: