Notícias

Home :: Notícias :: Falta de pediatra prejudica atendimento de crianças no Pará

Falta de pediatra prejudica atendimento de crianças no Pará


O estado do Pará conta com 500 médicos para atender a população. O número está abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e no interior do estado a situação é mais agravante.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Pará conta com sete especialistas para cada 100 mil habitantes, a OMS recomenda que o número seja de dezessete. E de cada mil crianças nascidas no Pará, 24 morrem antes dos cinco anos, essa é a segunda maior taxa do país, perdendo apenas para o Amapá, que registra 29 mortes para cada mil nascimentos.

O presidente da Secretaria Brasileira de Pediatria, Eduardo Vaz diz que a situação só vai ser superada quando uma grande aliança for feita. "É preciso parceria, mas o estado precisa investir muito mais", afirma.

Segundo a Sociedade Paraense de Pediatria, as más condições, a má remuneração e a esturutra precária dos hospitais infantis são as principais causas da redução de especialistas para a área. "Os alunos de medicina começaram a se interessar mais pela parte laboratorial e cirurgica, que são mais bem remuneradas e não exige trabalho extra-consultório", explica.

 

Interior

Em Altamira, sudoeste do estado, duas unidades do Saúde da Família não possuem pediatras. Elaine Gonçalves tentou consulta médica para os dois filhos, mas não conseguiu. "Aqui não tem não pediatra, tem que falar com o médico normal", confessa.

Elci Gomes levou os netos para uma consulta, mas foi atendida pelo clínico geral. "Nunca soube de pediatra atendendo aqui", diz.

Em Parauapebas, sudeste do estado, Camila, de três meses, só foi atendida por uma pediatra no primeiro mês de vida, agora o acompanhamento da criança é feito por enfermeiros do hospital da cidade. Waldenir Oliveira, mãe de Camila, fica preocupada. "Se ela adoecer uma enfermeira não vai ser capaz de diagnosticar a doença dela", ressalta.

 

Assista entrevista: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2015/06/falta-de-pediatra-prejudica-atendimento-de-criancas-no-para.html

Fonte: G1 notícias 



Compartilhe: Tweet Facebook Facebook


Notícias recentes



Ver mais Notícias.

Endereço:

Rua dos Pariquis - número 2999 - A Sala 1304 • Belém - PA

Email:

atendimento.sopape@gmail.com

Telefone:

(91) 3249-9111 | (91) 98293-0137

Copyright 2024 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: