Home :: Sopape promove primeiro curso de Transporte do Recém-nascido de Alto Risco

Sopape promove primeiro curso de Transporte do Recém-nascido de Alto Risco


A Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape) promoveu no dia 3 de dezembro o primeiro curso de Transporte do Recém-nascido de Alto Risco, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A capitação prática foi realizada de forma inédita em todas as capitais brasileiras, para cerca de 200 profissionais da área da saúde. Com a formação, profissionais estão habilitados a proceder de forma adequada no atendimento ao recém-nascido durante o deslocamento do bebê.

A neonatologista Rejane Cavalcante, Presidente da Sociedade Paraense de Pediatria, destaca que a maior parte das maternidades do Pará não conta com UTI neonatal, fato que pode levar muitos bebês à morte. "A falta de UTI neonatal faz com que recém-nascidos sejam transportados de forma inadequada, por meio de carro de passeio, táxi ou ambulância sem equipamentos e profissionais qualificados para o transporte, o que pode causar sérios danos à saúde da criança", alerta ela, que ministrou o curso juntamente com pediatra neonatologista Vilma Hutim.

Entre os riscos que o bebê está sujeito, por conta do deslocamento inadequado, estão a falta de oxigenação no cérebro, parada cardíaca e outras inúmeras sequelas. "O transporte do recém-nascido deve ser feito por profissionais capacitados, veículo adequado, dispor de equipamentos, materiais e medicamentos apropriados, pois a medida aumenta - e muito - as chances de sobrevivência da criança", afirma a pediatra, que também coordena a Reanimação Neonatal do Pará, ao lado da médica Vilma Hutim. Ainda segundo Rejane, 20% dos bebês transportados no País morrem por asfixia (insuficiência de oxigenação), devido à falta de assistência médica adequada na sala de parto.

A formação prática contou com todo o material necessário para a capacitação, além de manequins similares a bebês, para que o treinamento se aproximasse ao máximo do real. A carga horária foi de oito horas, dividida em aulas teóricas e práticas. O curso teve a participação de profissionais da área da saúde (entre obstetras, enfermeiros e neonatologista) de diversos municípios do Estado, como Castanhal, Santarém, Marabá Altamira e Belém.

No dia 2 de dezembro, a capacitação foi destinada a formação de novos instrutores, por meio do programa de Reanimação Neonatal da SBP. A partir da habilitação, seis pediatras neonatologistas estão aptos a instruir profissionais da área da saúde de todo o País no transporte correto de recém-nascidos. Outros 24 médicos já foram capacitados pelo mesmo curso em junho de 2011.


Endereço:

Rua dos Pariquis - número 2999 - A Sala 1304 • Belém - PA

Email:

atendimento.sopape@gmail.com

Telefone:

(91)3249-9111 | (91)81365400

Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: