Artigos, teses e manuais

Home :: Artigos, teses e manuais :: Manual de Dengue para manejo em crianças

04/05/2012 - 10:05



Manual de Dengue para manejo em crianças


Nos primórdios da circulação do vírus da dengue no Brasil, sua epidemiologia se caracterizava pelo acometimento de grupos populacionais de adultos jovens, com o registro de raros casos graves (febre hemorrágica e dengue com complicações) e óbitos. Especialmente a partir do ano de 2002, observa-se uma significativa mudança na epidemiologia da dengue, com o registro de um maior número de casos graves e óbitos. Mais recentemente, um novo cenário foi detectado, com um deslocamento na faixa etária dos acometidos, com pelo menos 25% de indivíduos notificados e hospitalizados apresentando 15 anos de idade ou menos.

Com esta recente mudança na epidemiologia da dengue no Brasil, torna-se necessário intensificar a organização e qualificação dos serviços em todos os níveis da atenção, de modo a oferecer atendimento adequado e oportuno à população.

Diversos movimentos nesta direção já vêm sendo desenvolvidos pela Secretaria de Vigilância em Saúde. Destacamos, em especial, a elaboração de guias específicos, voltados aos profissionais e aos serviços de saúde. O conteúdo dos guias técnicos enfatiza a prioridade no atendimento ao paciente com dengue, considerando o seu potencial de risco e o grau de sofrimento. Outra ação importante são as capacitações dos profissionais médicos e de enfermagem das secretarias estaduais e municipais de saúde.

Como parte adicional deste esforço, o Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), tem a satisfação de apresentar aos profissionais de saúde o manual Dengue: diagnóstico e manejo clínico – Criança, elaborado por uma equipe de especialistas médicos pediatras.

Este manual foi elaborado com base na experiência brasileira, bem como na de outros países, a partir do conhecimento adquirido pelos profissionais nas últimas epidemias. E esperamos que este manual contribua e auxilie os profissionais de saúde no diagnóstico precoce e no manejo clínico adequado ao paciente pediátrico com dengue, de forma que possamos alcançar a meta de evitar a ocorrência de óbitos por dengue no Brasil.


Endereço:

Rua dos Pariquis - número 2999 - A Sala 1304 • Belém - PA

Email:

atendimento.sopape@gmail.com

Telefone:

(91)3249-9111 | (91)81365400

Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: