Dicas & Dúvidas

Home :: Dicas & Dúvidas :: Por que os bebês devem dormir de barriga para cima?

Por que os bebês devem dormir de barriga para cima?


Essa é a maneira correta de deitar a criança até completar um ano de vida para reduzir os riscos de morte súbita, segundo pesquisadores do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e campanhas recentes divulgadas nos Estados Unidos e na Inglaterra.

No entanto, isso ainda é pouco usado pelas mães brasileiras. Dados do acompanhamento dos bebês nascidos em 2004, em Pelotas, revelam que somente 21% das crianças aos 3 meses de idade dormem de barriga para cima.

A informação de que ao dormir debarriga para cima o bebê vai aspirar o vômito e se afogar não passa de umacrença popular incorreta. Ao deitar de lado ou com a barriga para baixo o bebêrespira um ar viciado, ou seja, o ar que ele próprio expira. “Uma criança maiorou um adulto acordariam ou trocariam de posição para evitar o sufocamento, masem alguns bebês a parte do cérebro que controla este reflexo não estádesenvolvida. Por isso, ele acaba morrendo por asfixia”, afirma o Dr. Cesar Victora.

Os riscos de dormir de barriga para baixo são semelhantes a dormir de lado. Essa posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de barriga para baixo. Se uma criança está deitada de barriga para cima e se afoga, sua tendência, por instinto, é tossir e com isso chamar a atenção dos pais. No caso da morte súbita, essa reação não acontece e a morte se dá de forma “silenciosa”. O Dr. Cesar Victora é enfático em responder a quem usa o argumento de que a criança, dormindo de barriga para cima, pode vomitar e se afogar com o vômito: “é melhor engasgar do que morrer”.

A Pastoral da Criança, com base nos estudos brasileiros e na publicação Sudden infant death syndrome, de Rachel Y Moon, Rosemary S C Horne, Fern R Hauck (Lancet 2007; 370: 1578–87), orienta as mais de 1,4 milhão de famílias acompanhadas que os bebês devem dormir de barriga para cima. Segundo a publicação citada, a morte súbita é a maior causa de mortes entre bebês de 1 a 12 meses nos países desenvolvidos.

Segundo Victora, as evidências científicas são irrefutáveis e as academias de pediatria dos EUA e Inglaterra, por exemplo, já recomendam fortemente deitar o bebê de barriga para cima: “os países que promovem deitar o bebê de barriga para cima reduziram as mortes súbitas em mais da metade”.

Uma vez que campanhas que recomendam a posição para dormir de barriga para acima mostraram importantes reduções dos óbitos justifica-se plenamente a adoção desta medida em atividades de educação em saúde.

Informações:
Assessoria de Imprensa da Pastoral da Criança
(041) 2105-0239/2105-0244/2105-0225
comunic@pastoraldacrianca.org.br


Endereço:

Rua dos Pariquis - número 2999 - A Sala 1304 • Belém - PA

Email:

atendimento.sopape@gmail.com

Telefone:

(91)3249-9111 | (91)81365400

Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: